Grupo Ninho de Teatro, experiências e usos táticos na produção e na gestão em teatro de grupo no Cariri cearense

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Souza, Edceu Barboza de
Orientador(a): Araújo, José Sávio Oliveira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31751
Resumo: Compondo um entendimento das práticas do Grupo Ninho de Teatro, a partir de dada compreensão de experiência (LARROSA E BENJAMIN), e por meio de minha localização como sujeito e objeto desta pesquisa, que tem como metodologia a História Oral (PORTELLI), elaboro uma construção que articula saber e fazer em produção e gestão teatral, a partir do olhar para as práticas do teatro de grupo em diálogo com os/as autores/as Flávia Janiaski, Rosyane Trotta, Samanta Cohen, Danilo Castro e outros/as. Com recorte na trajetória de doze anos do Grupo Ninho de Teatro e do espaço Casa Ninho, no município de Crato/Ceará, região do Cariri, reflito sobre os procedimentos táticos (CERTEAU) que o grupo vem praticando para manter seu projeto sócio-político-estético de grupo. Para tanto, é descortinado o cotidiano do grupo, evidenciando como este encontra, no campo do teatro de grupo, formas de gestar e produzir a manutenção de seu repertório, projetos e sede artística. Nesse campo de estudos me aproximo dos autores Romulo Avellar, Teixeira Coelho, Maria Helena Cunha. Assim, o objeto desta pesquisa se concentrou no teatro de grupo a partir do Grupo Ninho de Teatro e seu modo de produzir e gerir. O objetivo dessa pesquisa é contribuir, a partir de dado recorte, para o registro de métodos e modos de fazer produção e gestão de um projeto de grupo considerando suas próprias táticas. Busco ainda colaborar para os estudos contemporâneos da história do teatro no Ceará.