Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Leal, Patrícia Engel |
Orientador(a): |
Fenner, Roniere dos Santos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/248654
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Resumo: |
O presente estudo teve por finalidade analisar a aplicabilidade do uso de tecnologias digitais para a construção do conhecimento no ensino de Ciências durante o ensino híbrido. O objetivo primordial foi introduzir na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental, no conteúdo sobre o Sistema Solar, uma estratégia diferenciada no processo de ensino-aprendizagem, promovendo a construção do conhecimento e verificando a aplicabilidade da linguagem de programação Scratch, como estratégia de desenvolver o pensamento computacional. Nessa perspectiva, o professor é mediador na construção do conhecimento do aluno, desperta outros saberes e promove a interação de forma espontânea e significativa. O projeto foi realizado em uma escola privada de Educação Infantil ao Médio, na cidade de Porto Alegre/RS, e participaram desta pesquisa uma turma do 4º ano, totalizando 23 alunos com idades entre 9 e 10 anos. Durante a construção desta dissertação, foi realizado um aprofundamento bibliográfico e, então, os alunos responderam a um questionário semiestruturado com perguntas fechadas (pré-teste) antes da aplicação do projeto na escola. Foi realizada uma observação participante por parte da pesquisadora e os alunos confeccionaram um diário de campo. Ao fim, os alunos responderam ao mesmo questionário com perguntas fechadas (pós-teste) e a outro questionário variado com respostas em escala Likert e uma pergunta aberta. A abordagem de pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter exploratório, que contribui para compreendermos aspectos significativos na construção do conhecimento com o uso da linguagem e programação Scratch. Este estudo de caso evidencia que o uso de novas tecnologias requer mais tempo de preparo do que uma aula com o auxílio do livro didático, mas percebe-se que este tempo “a mais” é recompensado pela qualidade e amplitude de conhecimento gerado. O resultado deste trabalho revelou que quando o aluno é desafiado a ir em busca do conhecimento e com uma boa orientação, ele pode, de fato construir um conhecimento sólido sobre o assunto desenvolvido. Além disso, o software Scratch propiciou o desenvolvimento do pensamento computacional nos alunos, fazendo com que essa construção ocorresse de forma criativa. |