Contribuições para aplicação de learning analytics no apoio à avaliação em atividades de introdução à programação com Scratch.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Eloy, Adelmo Antonio da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-24072020-102229/
Resumo: A integração da programação de computadores à Educação Básica é uma prática com décadas de experiências e aprendizados, com exemplos de países que têm criado diretrizes cada vez mais específicas para que conhecimentos da área façam parte do percurso formativo das novas gerações. Aspectos como práticas pedagógicas, formação de professores, infraestrutura e avaliação são fundamentais para o sucesso de ações sobre o tema, garantindo que sejam desenvolvidas com intencionalidade e equidade. A presente pesquisa investigou como tecnologias digitais podem contribuir para avaliação de atividades de introdução à programação de computadores. Foram realizados levantamentos bibliográficos e revisões sistemáticas sobre o tema, além de entrevistas com professores que realizam atividades de introdução à programação de computadores utilizando o Scratch. Foi proposta uma estratégia de avaliação de atividades realizadas com a linguagem de programação Scratch, elaborada com base num referencial construcionista, tendo o pensamento computacional como habilidade avaliada e técnicas de learning analytics para geração de insumos para avaliação. A estratégia de avaliação foi aplicada em curso online massivo de introdução à programação com Scratch e, a partir dela, foram realizadas observações, análises e considerações para a construção de modelos e sistemas mais robustos para acompanhamento e avaliação de atividades de introdução à programação.