Programação e pensamento computacional no ensino fundamental : o Scratch como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Ceratti, Magdalena Dal Ponte
Orientador(a): Nobile, Marcia Finimundi
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/276862
Resumo: A presente dissertação, pertencente a linha de pesquisa "Processos de ensino e aprendizagem em ambientes formais e não formais" do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem como objetivo central investigar o potencial do software de programação Scratch para o desenvolvimento de habilidades ligadas ao Pensamento Computacional enquanto utilizado como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, no Ensino Fundamental. A metodologia envolveu uma abordagem mista, combinando pesquisa qualitativa e quantitativa, e inclui análise bibliográfica, coleta de dados documental e realização de oficinas de Scratch, abordando os conteúdos de Ciências relacionados ao tema Terra e ao Universo. A análise dos resultados incluiu a interpretação de questionários, observação dos estudantes e acompanhamento dos processos cognitivos empregados utilizados durante as atividades. Este estudo resultou na construção de três artigos derivados dos objetivos propostos. O primeiro, revisita a literatura sobre Pensamento Computacional na Educação Básica. O segundo, apresenta o relato da execução de oficinas de Scratch a uma turma de estudantes do 6º ano de uma escola pública municipal de Farroupilha - RS, buscando oportunizar o desenvolvimento do Pensamento Computacional no ensino de Ciências. Durante esse processo foi evidenciada a interligação entre as atividades propostas e o desenvolvimento das habilidades relacionadas aos pilares do Pensamento Computacional. O terceiro, explora a relação entre Pensamento Computacional e Ciência de Dados no Ensino Fundamental. Ao final, ao analisarmos os resultados obtidos, conclui-se a eficácia da utilização do Scratch como ferramenta pedagógica durante o ensino de Ciências ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento do Pensamento Computacional, contribuindo para a formação de estudantes mais preparados para enfrentarem os desafios contemporâneos.