Programando com Scratch no Ensino Fundamental : uma possibilidade para a construção de conceitos matemáticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Corrêa, Bruno Silveira
Orientador(a): Notare, Márcia Rodrigues
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/222451
Resumo: A presente pesquisa propõe-se a analisar os impactos da programação no desenvolvimento de conceitos matemáticos e do pensamento computacional em âmbito escolar. A pesquisa foi desenvolvida com oito estudantes de 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental em uma escola de uma rede privada de Porto Alegre. Os estudantes participaram de dez encontros de uma Oficina de Programação em Scratch, em turno inverso ao da carga horária de aula, cuja proposta foi o desenvolvimento de jogos utilizando o software Scratch para programá-los. Os encontros foram organizados em dois momentos: cinco encontros para que os estudantes realizassem atividades iniciais, com o propósito de conhecerem e explorarem alguns recursos do software; e cinco encontros dedicados ao planejamento e à programação dos jogos. Durante a aplicação do experimento, os estudantes foram observados e questionados, para compreender o desenvolvimento de seus pensamentos. Para a coleta/produção dos dados, foram utilizadas gravações dos áudios das intervenções e dos diálogos entre os estudantes, captura de telas e registros dos estudantes produzidos no Scratch online. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como fundamentação teórica para análise dos dados a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, para compreender o desenvolvimento e a construção de conceitos matemáticos dos estudantes e também a teoria Construcionista de Seymour Papert, que inspirou o uso de computadores e da programação na escola, buscando aproximações com a ideia de desenvolvimento do pensamento computacional de Janette Wing. Como conclusão, os resultados da pesquisa mostram que o uso da programação em blocos no Scratch oportuniza a utilização e a construção de conceitos matemáticos, a partir de relações elaboradas pelos estudantes na atividade de programação, assim como desenvolver elementos importantes do pensamento computacional na resolução de problemas que emergem da atividade de programação, como a decomposição de problemas, a generalização de situações semelhantes, a abstração de informações e o uso de algoritmos como forma de representação.