Espaços Infamiliares em Cornélio Penna: Uma Análise de A Menina Morta

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Guedes , Thiago Henrique [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/215830
Resumo: A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo estabelecer um estudo sobre o romance A Menina Morta, de Cornélio Penna. De tal modo, partiremos de uma análise que procura compreender o romance sob três eixos: sua recepção crítica, sua composição espaço-temporal e a construção do insólito no livro. Do ponto de vista crítico, optamos por uma revisão sobre a obra, observando as recepções em sua época de publicação, nos anos 1950, e pela crítica contemporânea, atentando às pesquisas mais recentes sobre o romance. Em relação às hipóteses da pesquisa, no tópico relativo à espacialidade e à temporalidade, o texto faz uso de conceitos como o cronotopo, de Bakhtin, que auxilia na compreensão de uma visão de mundo e uma noção de tempo que estão representadas no romance através do espaço da Casa-Grande. Ainda relacionada ao ambiente, a pesquisa usa a compreensão bachelardiana da topoanálise, no sentido de entender o simbolismo que se encontra interligado à disposição de cômodos e objetos no interior da casa. Por fim, em relação à construção do insólito, o trabalho utiliza ferramentas da psicanálise para definir as relações entre as personagens e os ambientes. O conceito de “Infamiliar”, de Freud, e seus postulados sobre o luto e a melancolia são utilizados como mecanismos para o entendimento dos elementos insólitos presentes no livro, buscando observar como os traumas e os recalques evocam o sobrenatural, o medo e a interdição nas personagens do romance.