Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Machado, Marcos Coimbra |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/202703
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Resumo: |
A presente pesquisa propôs a elaboração, aplicação e reflexão de uma proposta de treinamento vocal/corporal, realizada com estudantes-atores e desenvolvida a partir do estudo dos Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau. A técnica/filosofia dos Viewpoints foi escolhida como principal fundamento teórico e prático por possuir ferramentas que articulam elementos de tempo e espaço capazes de evidenciar e treinar princípios e qualidades inerentes ao ator e fundamentais para o desenvolvimento de uma ação vocal/corporal orgânica. Um desses princípios é o “impulso”, que nessa pesquisa é amparado por conceitos de Jerzy Grotowski, bem como se entrelaça com os ideais elaborados por Eugênio Barba e Antonin Artaud. A proposta de treinamento foi desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação com um grupo de 13 estudantes do bacharelado do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), com13 encontros de quatro horas cada. As atividades práticas da proposta, seus objetivos e suas estratégias foram elaboradas ao longo do processo, conforme as experiências eram vivenciadas e reverberadas pelo pesquisador e pelos participantes. Para realizar as reflexões durante e depois do treinamento, foram gravados e transcritos os feedbacks dos estudantes-atores após cada prática do dia, além de ter sido elaborado um questionário com cinco tópicos-guia, respondidos pelos estudantes-atores no terceiro e no décimo segundo encontro do processo. Esse questionário buscou verificar a autopercepção da voz e do repertório vocal, a relação do trabalho vocal com o corporal, a influência do trabalho vocal em um processo criativo e ao entendimento sobre teatralidade da voz. Os dados coletados foram agrupados em três blocos que se referiram ao percurso do treinamento, o qual sinalizou à presença de um Processo Pressuposto, um Processo elaborado e instaurado; e, por fim, um Processo efetivado durante a experiência. Esses três momentos contemplaram a proposta de treinamento baseado nos Viewpoints que partiu do processo pressuposto ao processo efetivado durante a experiência e permitiram concluir que a trajetória entre a proposta aspirada (pressuposta) e a proposta efetivada revela a possibilidade e a viabilidade de se oferecer para estudantes-atores um treinamento com esses parâmetros. |