Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Curti, Luana Mota [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/151416
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Resumo: |
Atualmente há uma preocupação em não dissociar corpo e voz na formação e preparação do ator. Motivada pelos ensinamentos e nomenclaturas da Coreologia de Laban, a presente pesquisa revela uma proposta de experimentação VOZ-CORPO, mostra a possibilidade do ator acessar um vocabulário vasto e versátil baseado nos fatores de movimento e ações básicas de esforço, com o propósito de ampliar as possibilidades expressivas de forma concreta e consciente, o que chamamos aqui de repertório vocal. Objetivo: Verificar a validade da proposta VOZ-CORPO EM MOVIMENTO em ampliar o repertório vocal do ator. Método: 22 estudantes de artes cênicas vivenciaram o processo denominado VOZ-CORPO EM MOVIMENTO em 6 encontros. Foi aplicado questionário pré e pós processo com os tópicos: descrição de voz; descrição do repertório vocal e julgamento de como corpo influencia a voz. Os questionários foram analisados qualitativamente, pareados individualmente quanto às percepções pré e pós processo e categorizados por análise de conteúdo. Resultados: os atores antes dos 6 encontros, tiveram duas tendências claras de respostas: dificuldade em descrever suas próprias vozes e queixas quanto a escassez de possibilidades vocais, mesmo para os que relataram ter trabalhado suas vozes em aulas de canto. A maioria compreendia que o corpo influencia na voz apenas em relação à postura corporal. No pós processo VOZ-CORPO EM MOVIMENTO os alunos-atores relataram repertório vocal ampliado; apropriaram-se de termos para voz, antes usados apenas para movimento. Os estudantes declaram VOZ-CORPO como unidade indissociável, relataram a necessidade de manutenção do trabalho como unidade VOZ-CORPO para maior consciência das suas possibilidades e absoluta maioria descreveu o reconhecimento da associação Laban e Voz como um caminho de exploração e consciência vocal. Conclusão: A proposta de preparação do ator VOZ-CORPO EM MOVIMENTO amplia o repertório vocal do ator, aumenta o vocabulário para acessar possibilidades expressivas voz-corporais e estabelece a relação VOZ-CORPO como unidade. |