Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Silva, Laís Marques |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-11022014-114616/
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Resumo: |
O sistema dos Viewpoints é o ponto de partida para uma investigação teórico-prática que transita por entre a bibliografia desenvolvida por Anne Bogart e a experiência prática em sala de ensaio. O objetivo principal é apontar algumas pistas para o trabalho do ator a partir de três recortes: o mapeamento inicial do sistema, a descrição das práticas realizadas em sala de ensaio e, ainda, a exploração do conceito de escuta-ação enquanto estratégia metodológica para a criação atoral. Os Viewpoints são compreendidos como um dispositivo a ser difundido, e a metodologia procurou friccionar o procedimento em questão com alguns dos temas presentes na cena contemporânea, como a performatividade e o desempenho espetacular. A análise do papel determinante da escuta-ação, na hipótese original da pesquisa, afirma ser a dramaturgia do ator o espaço da experiência, uma atividade permanentemente provisória, propositadamente lacunar e, em suma, ensaística, vista aqui a partir da perspectiva de Jorge Bondía. |