Pela volúpia do vago: o simbolismo: o poema em prosa nas literaturas portuguesa e brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Pires, Antônio Donizeti
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/251246
Resumo: Este trabalho tem por objetivo o estudo comparado do poema em prosa decadentista-simbolista nas literaturas portuguesa e brasileira. O ponto de partida é a reflexão sobre a Teoria da Literatura Comparada e sobre alguns aspectos da modernidade, à qual se filiam o Simbolismo e o poema em prosa. Em seguida, aprofunda-se o estudo do Decadentismo e do Simbolismo franceses, ressaltando-se suas características principais, seus princípios estéticos e seus principais representantes. Avalia-se ainda o florescimento do Decadentismo e do Simbolismo, essencialmente cosmopolitas, nas literaturas portuguesa e brasileira, quando alguns caracteres nacionais somam-se aos daquelas estéticas. A terceira parte do trabalho enfoca a teoria e a crítica da poesia lírica e do poema em prosa. Como conclusão, analisa-se a poesia em prosa do português João Barreira (Gouaches, 1892) e do brasileiro João da Cruz e Sousa (Missal, 1893, e Evocações, 1898). As análises intertextuais apontam as principais características do poema em prosa de cada autor, bem como evidenciam suas relações com o poema em prosa decadentista-simbolista de matriz francesa.