Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Cavalcante, Cristovam Bruno Gomes [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/239760
|
Resumo: |
A partir das análises e dos apontamentos feitos por Jean Starobinski, bem como dos realizados por Sigmund Freud, por Julia Kristeva e por Moacyr Scliar sobre o chamado sentimento ou temperamento melancólico, termo genérico usado para designar vários estados de disposições disfóricas, este trabalho identificou, por meio de análises temáticas e estilísticas sugeridas por alguns desses críticos, como essas disposições melancólicas se formalizam tanto nas obras Poèmes saturniens, Fêtes Galantes, La Bonne Chanson, Romances sans paroles, Sagesse e Jadis et Naguère, do autor francês Paul Verlaine, como nas composições Salmos da Noite, Kiriale, Dona Mística, Setenário das Dores de Nossa Senhora, Câmara ardente e Pastoral aos Crentes do Amor e da Morte, do poeta brasileiro Alphonsus de Guimaraens. A escolha de se comparar a obra dos dois autores é resultante de recorrentes afinidades temáticas “melancólicas” e formais frequentemente sugeridas pela crítica literária brasileira, o que rendeu por vezes a Alphonsus de Guimaraens o epíteto de “Verlaine brasileiro”. A partir das identificações de procedimentos formais e de desenvolvimento temático por meio da escolha poética dos motivos, avaliamos o grau de afinidade entre as duas poéticas simbolistas no que se refere à noção de melancolia. |