Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2005 |
Autor(a) principal: |
Mello, Claudio José de Almeida [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/103667
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Resumo: |
Análise crítica comparativa de três romances históricos contemporâneos de língua portuguesa, publicados no último quartel do século XX: Catatau (1975), do brasileiro Paulo Leminski, As naus (1984), do português António Lobo Antunes, e A gloriosa família: o tempo dos flamengos (1997), do angolano Pepetela. Adotando a metodologia sociocrítica, que considera as obras como práticas culturais das sociedades a que pertencem, parte do discurso social presente nas obras para estudar o aspecto político-ideológico dos procedimentos estéticos, sobretudo os filiados ao pós-modernismo, utilizados para estabelecer um diálogo com a história, que envolve a problematização em torno da formação da identidade. Analisa a ênfase dada a recursos como a auto-reflexividade e a intertextualidade, os quais acentuam a dimensão discursiva, imaginativa e relativa da História, com o fim de explicitar nas narrativas as suas subjacentes concepções de representação, de realidade, de verdade, com os fundamentos epistemológicos do materialismo histórico dialético. A justificativa para essa delimitação deve-se ao gênero das obras, romance histórico, o qual engendra questões relacionadas à construção de um modelo utópico de sociedade e à existência de uma verdade, como se nota na opção pela revisão da História, em meio a um panorama de desencanto das esquerdas com a construção de um projeto alternativo ao hegemônico, da sociedade do sistema capitalista. O objetivo é verificar em que medida se configura nas obras a dialética entre radicalidade estética e ideológica, voltadas para a problematização da condição de dominação do homem na construção da tradição, com o intuito de perceber a validade de se considerar os romances como de oposição à História oficial ou à ordem dominante. A comparação entre os três romances permite... |