Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Santos Junior , Luís Borges dos |
Orientador(a): |
Bica, Alessandro Carvalho |
Banca de defesa: |
Bica, Alessandro Carvalho,
Silva, Rafael Rodrigues da,
Arriada, Eduardo,
Vergara, Fábio,
Martins, Claudete da Silva Lima |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pampa
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Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado Acadêmico em Ensino
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Departamento: |
Campus Bagé
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5920
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Resumo: |
A presente pesquisa teve como objetivo compreender como se deu a influência da política nacionalista e as tendências musicais na escolha do repertório do Conservatório (IMBA) entre 1927 e 1937. A metodologia aplicada foi a da pesquisa documental de documentos escritos, com abordagem qualitativa. O referencial teórico utilizado para compreender o conceito de nacionalismo musical no Brasil baseou-se nos trabalhos de Travassos (2003) e Pereira (2007, 2013), também serviu de referência metodológica e teórica a pesquisa de Nogueira (2003). O trabalho da coleta de dados sobre o IMBA deu-se no acervo do Arquivo Municipal de Bagé. Os dados levantados foram do repertório contido nos programas de Concertos, Audições, Hora da Arte e Recitais. Os resultados apontam para o predomínio do repertório francês, uma tendência nacional, seguida de alemães, brasileiros e italianos. A questão política está presente desde sua criação e municipalização. A política nacionalista aparece no repertório do IMBA com os compositores brasileiros de ideal nacionalista, na maioria, como Villa-Lobos, Nepomuceno e Barrozo Netto. A grande parte do repertório interpretado no conservatório era referente ao romantismo. O IMBA esteve sempre atualizado com o repertório que era tocado nos grandes centros. |