Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Mendonça, Daniela de Souza [UNIFESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69414
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Resumo: |
Por meio de uma abordagem narratológica pós-clássica, esta dissertação analisa a maneira como são construídas as personagens femininas da distopia critica feminista O Conto da aia (2017), da escritora canadense Margaret Atwood, a partir do contexto crítico-distópico em que elas estão inseridas. A fim de compreender os modos pelos quais se constroem a subjetividade e o mundo interior das personagens, sobretudo da protagonista Offred, foram utilizados como referencial teórico os estudos realizados por Uri Margolin (2007) e Susan S. Lanser (1992) sobre a personagem literária e a voz narrativa; Gregory Claeys (2017), M. Keith Booker (1994) e Tom Moylan (2000) sobre o gênero distópico; Ildney Cavalcanti (1999), Raffaella Baccolini (1999) e Jessica Norledge (2022) sobre a literatura distópica feminista, bem como os conceitos apresentados por Robert Humphrey (1954), Alfredo Leme Coelho de Carvalho (2012) e Alan Palmer (2004) sobre os romances de fluxo da consciência, monólogo interior e a mente ficcional da personagem. Esta dissertação almeja compreender diferentes aspectos relacionados à constituição das personagens e assim contribuir com os estudos de uma obra de grande relevância na literatura contemporânea e de autoria feminina. |