Bolaño em contraponto: trânsitos performáticos em Los detectives salvajes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Mariana Augusta P di Salvio Almeida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9KSKQP
Resumo: Partindo da hipótese de que a literatura de Roberto Bolaño constitui-se como um modo de acessar o real, incidindo olhares múltiplos sobre ele sem realizar, contudo, uma leitura fechada e definitiva, vamos analisar o romance 'Los detectives salvajes' (1998) a partir da performance. No primeiro capítulo, iremos abordar como o romance, que expõe traços autobiográficos do autor, realiza uma espécie de trânsito performático rumo à uma coletividade em constante abertura para o outro. No segundo capítulo, vamos analisar como o romance, sendo um ato performático, percebido em seu processo de realização, trava uma interessante relação com o tempo presente, despertando nele estratos temporais outros. E finalmente, após termos abordado as dimensões espacial e temporal do romance, e com a hipótese proposta em vista, estudaremos o performático trânsito rumo ao 'real indomável'.