ENCRUZILHADAS DE UM PARAÍSO PERDIDO NO MÉXICO: A VIDA, A MORTE E O JOGO NO ROMANCE LOS DETECTIVES SALVAJES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Silva, Edson Oliveira
Orientador(a): Herrera, Antonia Torreão
Banca de defesa: Souza, Carla Dameane Pereira de, Santos, José Henrique de Freitas, Fernandes, Marcia Paraquety, Fonseca, Aleilton Santana da
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Letras
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26549
Resumo: A partir do entendimento que o texto literário se constrói mediante a circulação de elementos históricos, políticos e culturais produzidos sob a vigência das múltiplas relações desenvolvidas entre os indivíduos, em um determinado tempo e lugar, a presente tese tem por objetivo analisar o romance Los detectives salvajes (1998) do escritor chileno Roberto Bolaño (1953-2003), tomado como um artista representativo das principais mudanças apresentadas pela narrativa contemporânea de língua espanhola, no espaço ambivalente que compreende a Espanha e a América Latina. Estruturado em três capítulos, construídos com base na problematização de temas ligados à vida, à experiência, ao luto, à melancolia, à morte a ao jogo, este trabalho parte de uma ideia de pesquisa articulada ao método histórico-comparativo, levando-se em conta a profunda observação de fenômenos, processos e relações que constroem a realidade e que não podem ser quantificados a partir da operacionalização de variáveis. Desse modo, motivada pela leitura e pela análise do romance, a pesquisa dialoga, em algumas circunstâncias, com diferentes áreas do conhecimento, como a história, a mitologia, a filosofia e a psicanálise, a fim de compreender as diversas formas de comunicação da literatura com outras linguagens, e assim, discutir de que maneira a escrita literária é capaz de tematizar a condição humana, no caso específico deste autor, que, feito um herói derrotado, alimenta o seu discurso entre os escombros da genealogia latino-americana.