Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Busani, Caio Cézar de Oliveira
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Andrade, Clodomir Barros de
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Valera, Lúcio
,
Carvalho, Matheus Landau de |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
|
Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17273
|
Resumo: |
O presente trabalho é um estudo das práticas devocionais do Gauḍīya Vaiṣṇavismo, religiosidade oriunda da Índia, da região da Bengala Ocidental. O principal objetivo dessa dissertação é demonstrar que as atividades ritualísticas e contemplativas do Gauḍīya Vaiṣṇavismo compõem um método devocional performático, onde o adepto executa suas práticas performando sua relação com o divino, a fim de estar completamente em comunhão com o supremo. Para isso, analiso a escritura que é base da teologia e filosofia dessa religião, o texto sagrado Srimad Bhāgavatam, também conhecido como Bhāgavata Purana. Também dou atenção a tradução e comentários ao texto feitos por Bhaktivedanta Swami Prabhupada, mestre dessa tradição e responsável por trazer essa linhagem religiosa indiana para o ocidente na década de 1960. A partir do texto sagrado e dos apontamentos feitos por esse expoente da religiosidade, podemos compreender quais são as principais atividades devocionais estabelecidas por essa doutrina, a sua importância e a forma como elas devem ser executadas. Isso, juntamente com o exemplo de figuras ideais míticas e históricas, nos mostra que a tradição Gauḍīya cria uma maneira sistemática de demonstrar e desenvolver a devoção do praticante pelo supremo, pautada no ato performático de expressão amorosa. Demonstrando seus sentimentos de amor por Deus, através do método orientado pela tradição, o devoto alcança sua comunhão com o divino. |