Sequência didática com elaboração de jogo para estudo de aspectos epidemiológicos das doenças infecto-parasitárias causadas por microrganismos
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
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Departamento: |
ICB – Instituto de Ciências Biológicas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00409 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14860 |
Resumo: | A epidemiologia integra o conteúdo de Biologia no ensino médio e estuda os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças, e os meios necessários à sua prevenção. Algumas doenças infecciosas e parasitárias têm uma prevalência e incidência na população que contrastam com a facilidade de prevenção de algumas delas, o que faz pensar em de que forma os conteúdos construídos na escola são, ou não, utilizados pelos alunos na sua formação enquanto cidadãos crítico-participativos. A intensa carga de conteúdos, a ausência de condições estruturais das escolas e a formação do professor têm sido apontados como causas que impedem que o tema seja abordado de forma significativa. Entretanto, sabe-se que educação deve contribuir para o exercício da cidadania participativa, levando o educando a exercer o pensamento crítico e a tomar decisões responsáveis, éticas e consistentes na identificação e solução de situações-problema, a respeito da saúde individual e coletiva. Sendo assim, o processo de ensino e aprendizagem deve ocorrer por meio de estratégias que envolvem a mobilização de recursos cognitivos, o investimento pessoal, a perseverança e a cooperação, e os jogos se destacam como estratégias que possibilitam o trabalho coletivo, com objetivos de provocar interações ou fixar determinado conhecimento, tornando-se, assim um recurso didático. Este projeto propôs o desenvolvimento de uma sequência didática, com elaboração e aplicação de um Jogo Didático sobre a epidemiologia das viroses mais comuns aos alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Moacyr Padilha, da cidade de Três Rios/ RJ e a avaliação de sua eficiência pedagógica, como forma de auxiliar a atuação docente. A metodologia utilizada envolveu o levantamento e organização dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e a elaboração por eles das cartas com pistas sobre cada doença abordada. Os dados foram coletados por meio de observação participante do professor e analisados de forma qualitativa, pela interpretação dos dados coletados nas observações e análise das falas e reações dos discentes. Esse trabalho conclui que sequências didáticas que envolvem a elaboração de jogos são uma eficiente estratégia para buscar o engajamento, a cooperação e o aprendizado significativo dos alunos |