A utilização do Scratch como ferramenta de ensino para criação de sequências didáticas com o desenvolvimento de simuladores e animações

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ribeiro, Renan Cesar [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/182421
Resumo: As tecnologias inseridas nas salas de aulas estão cada vez mais recorrentes, no entanto, não significa que estão sendo utilizadas da maneira correta ou de maneira significativa para o aluno. De um lado, o corpo docente encontra-se despreparado para enfrentar as diversidades que a tecnologia oferece, de outro lado, os alunos estão cada vez mais conectados com seus smartphones, tablets e computadores. Desse modo, a pesquisa “A utilização do Scratch como ferramenta de ensino para criação de sequências didáticas com o desenvolvimento de simuladores e animações” possui o objetivo de desenvolver sequências didáticas utilizando recursos de programação por meio da plataforma Scratch. Este trabalho propõe facilitar o aprendizado do aluno de maneira interativa e construtiva utilizando a plataforma Scratch, desenvolvendo por meio da programação, estratégias como simulações e animações com a criação de um personagem que interage com o aluno tornando o aprendizado significativo e dinâmico. Dessa forma, a elaboração da sequência didática usando o Scratch, conterá ferramentas que poderão proporcionar aprendizagem significativa.