Entre palcos e flashes: reflexão etnográfica sobre trabalho, construção de reputação e circuitos de consagração entre fotógrafos de casamento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Marins, Cristina Teixeira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25239
Resumo: A tese apresenta uma reflexão sobre os processos de construção social de prestígio e reputação entre fotógrafos de casamento. O trabalho de campo que serve de base para a etnografia se desenrolou, predominantemente, em espaços de intercâmbio entre estes profissionais, tais como congressos, premiações, palestras e cursos. Além disso, tirei proveito do vasto conteúdo disponível online (tais como reportagens, entrevistas, vídeos, podcasts e lives) a respeito deste universo profissional, tendo também acompanhado meus interlocutores, sistematicamente, através de redes sociais. Como consequência desta estratégia de pesquisa, meus interlocutores foram, em sua maior parte, fotógrafos de casamento que, de algum modo, participam de circuitos de exposição pública de suas fotografias e de consagração, espaços que cumprem a função de valorização destes profissionais, através da legitimação da figura do fotógrafo de casamento enquanto especialista. Fundamentalmente, é apregoado nestes circuitos que, para que alguém seja considerado fotógrafo de casamento, não basta a posse de um equipamento que lhe permita captar as imagens em ritual: é preciso também que o profissional, tal qual procurei demonstrar com este trabalho, detenha uma série de conhecimentos de ordem técnica, estética e moral.