Memórias costuradas: o traje da noiva em fotografias de casamento (1920-1969).

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Schneid, Frantieska Huszar
Orientador(a): Michelon, Francisca Ferreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
Departamento: Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7469
Resumo: O presente trabalho traz como referência inicial uma peça clássica do teatro brasileiro de Nelson Rodrigues “Vestido de Noiva”, analisando o histórico do surgimento da moda como campo de conhecimento. O vestuário tem, neste texto, o intuito de ressaltar o sentido simbólico da roupa, na condição de documento, de suporte informativo. Partindo do princípio em que a roupa, e, sobretudo, esta que se configura emblemática para um rito social determinante para a vida privada, em especial, a feminina, pode ser ordenada, armazenada e recuperada como fonte no campo simbólico do vestuário. O estudo das práticas vestimentares leva em consideração fatores determinantes, como cultura, fator social, econômico, etc. Ao decorrer da escrita, tais afirmações são amparados pelos estudos de autores renomados, por este motivo, observa-se que os costumes de vestir são reflexo do caráter histórico do vestuário, e que a indumentária tem muito a dizer sobre o modo de vida dos sujeitos. A presente pesquisa justifica-se trabalhar com tal tema, pois acredita-se na relevância da investigação e compreensão das roupas – aqui, em especial, o vestido de noiva – como metodologia de pesquisa fundamental para a evolução do estudo acadêmico da moda, esclarecendo, assim, a forma como as roupas têm sido negligenciadas na historiografia. O trabalho aqui desenvolvido discorre sobre a investigação da relação do vestido de noiva com a mulher e com o rito do casamento, através das fotografias, bem como se propõe a trabalhar o conceito de moda enquanto fenômeno social, cruzando a sua condição simbólica com a sua inerente natureza industrial e mercadológica. Optou-se em trabalhar com o registro fotográfico, pela sua legibilidade ao longo do passar dos anos como registro histórico, onde a palavra e a imagem constituem os veículos analisados, ressaltando a sua possibilidade de evocador de memória. Ao longo do trabalho, se faz primordial discorrer sobre pensamentos de diversos autores para firmar uma abordagem ampla sobre questões relacionadas à fotografia nas pesquisas de moda e seus elos com as memórias e sensibilidades, os pensamentos sobre o papel da moda no campo do saber foram estrategicamente reforçados, e por isso, deu-se um processo reflexivo sobre as possibilidades das imagens como fontes de estudo para a história da memória afetiva e da moda. A pesquisa destaca-se pela leitura precisa e análise das fotografias de casamento, traçando uma biografia das fotografias de tais eventos, inseridas em álbuns de família, relacionando assim, a imagem e as narrativas das noivas entrevistadas. O presente trabalho é rico em amplitude e profundidade, trata-se de uma pesquisa ambiciosa tanto qualitativa, quanto quantitativa que escolheu trabalhar com um generoso acervo de fotografias e memórias, descritas através das falas dos entrevistados. A tese aqui apresentada teve propósitos concisos, como um olhar sistemático e disciplinado do seu objeto com o máximo de profundidade possível, e total originalidade no tratamento do tema. Durante toda a leitura do trabalho, é possível observar a maneira como converge a fotografia e a roupa nesta análise através do processo memorial que ambas são portadoras.