Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
da Costa Moreira, Gabrielle |
Orientador(a): |
Velasco e Cruz, Nina |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3605
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Resumo: |
A presente dissertação trata da relação entre fotografia e memória a partir de fotografias de casamento compartilhadas no Flickr. A tecnologia digital é um fenômeno contemporâneo interligado à dilatação do campo da memória e às novas formas de produção, circulação e consumo de imagens. Essas reconfigurações afetam a forma como nos relacionamos com artefatos sociais que são tidos como registros de memória e que perpassam as práticas de narrar e arquivar a própria vida. Com a portabilidade cada vez maior de câmeras fotográficas digitais, a ação mnemônica tornou-se uma prática social cada vez mais generalizada e acessível a todos, inclusive acopladas a outros aparelhos como os de telefonia móvel. A fotografia de casamento é um desses artefatos, que, mais que um objeto-imagem, é uma maneira de ver e pensar o mundo atrelado à ação da memória. O arquivamento de tais fotos nos coloca diante de um emaranhado de questões sobre as práticas contemporâneas de viver, gravar, narrar e arquivar o cotidiano, como parte da construção da identidade que é cada vez mais performática. Compartilhar fotografias no Flickr é uma das formas que o arquivamento do eu (ARTIÈRE, 1998) e a escrita de si assume em tempos de cultura da memória, ao mesmo tempo em que configuram a memória social |