Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Gama, Érica Ribeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23710
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar de que modo os filmes e vídeos de casamento se consolidaram como um produto midiático de características próprias que os projetam como um gênero audiovisual singular, ajudando a pensar o papel das mídias e tecnologias nas articulações da sociedade com seus valores e rituais. Para isso, esta pesquisa investiga as transformações ocorridas nesses produtos ao longo dos anos e identifica as configurações que os constituem e os fazem ultrapassar o simples registro de recordação, conquistando um estatuto próprio enquanto produto de mídia. Esta discussão será conduzida a partir da análise de um acervo de filmes e vídeos de casamento produzidos desde a década de 1920 até os dias atuais, a ser investigado tanto em seus aspectos estéticos como narrativos. Neste sentido, acabamos por traçar um panorama dos registros de casamentos no Brasil feitos em filmes e vídeos. Ao perceber a falta de estudos sobre o objeto no campo da Comunicação, exploramos as produções captadas que compõem o corpus de observação, a partir do cruzamento de estratégias consolidadas nos estudos de audiovisual, como as proposições de Hansen et al. e Mittell; e na configuração de base dos rituais de casamento, tendo como vertentes conceituais autores como Peirano, Segalen e Van Gennep. Após quase cem anos desde os primeiros indícios dos registros de casamento por imagem em movimento no país, é possível identificar transformações e continuidades nesse tipo de produção, decorrentes de mudanças sociais e tecnológicas. Por meio das diferentes formas de circulação, refletimos sobre o gênero como experiência, em constante desenvolvimento e adaptação às demandas do mercado. A partir dela, reconhecemos as produções em três fases distintas, que não são pautadas pela temporalidade, mas por características de cada época, com identificação de pontos convergentes e divergentes de cada momento, que direcionam para elementos característicos da construção das produções. Destacamos a etapa mais recente e as múltiplas possibilidades narrativas e estéticas construídas sob três aspectos principais: a emoção como foco narrativo, a importância da representatividade dos noivos e do produtor e os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Por fim, defendemos os vídeos de casamento como gênero audiovisual e como produto cultural, abrindo espaço para novos estudos sobre essas produções.