Cinco peças para violão solo de Elomar Figueira Mello: processos de transcrição, análise e edição

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Barreto, Yuri Carvalho
Orientador(a): Peñaranda, Mario Enrique Ulloa
Banca de defesa: Matos, Robson Barreto, Perrone, Maria da Conceição Costa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Música
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26343
Resumo: Este trabalho realiza um estudo sobre cinco peças para violão solo do compositor baiano Elomar Figueira Mello (1937) cujos títulos são: Calundú e Cacorê, Batuque no Panela, Batuque na Serra da Tromba, Trabalhadores na Destoca e Duvê Esse chão Quema Meus Pé. Apresenta-se em três partes distintas, porém convergentes: a primeira contextualiza o autor e o repertório escolhido tratando também do processo de transcrição realizado a partir das gravações feitas pelo compositor e seu respectivo registro em partitura musical. A segunda parte expõe análises das obras sob três prismas diferentes: um estrutural, baseado nos modelos de Schoenberg e White que serviram de base para a identificação das influências musicais pertinentes ao compositor; outro idiomático, que aponta os recursos instrumentais utilizados e o último por um viés técnico, apoiado nas teorias didático-violonísticas de Carlevaro, Fernández, Noad e Tennant. A parte final contribui com uma edição de cada uma das peças incluindo aspectos musicais e de técnica violonística.