Uma experiência: a canção de Elomar Figueira Mello

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Pessôa, Ana Cristina Moreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3512
Resumo: A presente dissertação tem como objeto central a análise do álbum Fantasia leiga para um rio seco (1981), de Elomar Figueira Mello, colocando em diálogo as diferentes linguagens de que é composto — unidades textuais, sonoras e visuais. A fim de realizar a análise crítica da obra, propõe-se uma metodologia que parte da experiência para, então, chegar a discussões mais gerais. Nesse sentido, são utilizadas análises teóricas acerca das noções de experiência, saber de experiência e experiência estética, a partir das quais são realizadas leituras-fruições do álbum. Por meio da perspectiva trazida pelas reflexões teóricas, a leitura-audição é vista como uma oscilação entre efeitos de presença e efeitos de sentido, sensorialidade e cognição, que dependerá sempre de um momento específico de intensidade, de um fruidor, uma memória, um corpo. Desse modo, o conhecimento que se busca em torno de Fantasia leiga é dinâmico, estará sempre entre o legível e o ilegível, não pretendendo, então, recuperar um significado único e estável na obra. Trata-se de um lugar do “entre”, próprio do saber da experiência aqui delimitado, o lugar do indivíduo, do sujeito, do humano. Assim, o saber procurado nesse trabalho se baseia em uma performance específica, um movimento a entrelaçar vibrações de fruidor e obra, desenhando imagens sensoriais e dinâmicas