Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Lopez, Cíntia |
Orientador(a): |
Domenici, Eloisa Leite |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8139
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Resumo: |
Tendo em vista a importância cultural do samba de roda da Bahia, esta dissertação analisa questões referentes à sua configuração e sua dinâmica, com foco nas relações materiais que interligam o samba a outras práticas do cotidiano dos sambadores, e que se refletem na sua estrutura. Para isto, realiza um estudo de caso sobre a ocorrência do samba de roda na Ilha de Itaparica (BA), região metropolitana de Salvador. O estudo mostra encaixes estruturais entre o samba de roda e a pesca da baleia e os cultos às entidades mestiças do candomblé, como caboclos, marujos e boiadeiros. Esses encaixes se evidenciam nas performances corporais dos sambadores, desde qualidades de movimento até a geração de novos códigos para a dança. A análise sugere a intercomunicação entre as formas de ocorrência do samba de roda na Ilha, que incluem festejos religiosos, festas familiares, apresentações organizadas e serestas. Ao contrário de estudos anteriores que defendem uma origem africana do samba de roda, este estudo reforça a importância das demais contribuições culturais, como a ibero-mourisca e as indígenas, bem como a importância das relações atuais do samba com outros textos da cultura. Reafirmam, ainda, o papel das situações informais para a continuidade do samba. Os aspectos observados podem contribuir para o entendimento das culturas híbridas, bem como, mais especificamente, para a compreensão dos hibridismos na dança. |