Samba de gafieira: corpos em contato na cena social carioca

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: José, Ana Maria de São
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://ri.ufs.br/handle/riufs/987
Resumo: O objeto de estudo desta dissertação é o samba de salão brasileiro, matriz carioca, popularmente denominado de Samba de Gafieira, predominante na cidade do Rio de Janeiro, que constitui referência atual das danças de salão no Brasil. O presente estudo tem o propósito de investigar a dança do samba de salão carioca na contemporaneidade, numa perspectiva documental e histórica caracterizando suas matrizes estéticas, musicais e culturais, com o objetivo de refletir sobre a tradição na contemporaneidade e as transformações ocorridas de 1980 até o ano de 2005. A pesquisa foi desenvolvida com metodologia qualitativa e descritiva na Gafieira Estudantina Musical que é uma das poucas gafieiras em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro atualmente. Nesta cena social carioca, a dança do samba de salão opera entre a tradição e a renovação, os corpos dançantes reinventam a tradição, sem perder a sua essência. A justificativa deste estudo deve-se à quase inexistência de trabalhos anteriores que privilegiem a inserção da dança do samba de salão no contexto social brasileiro. Justifica-se o valor e a originalidade desta pesquisa por ser a primeira fonte escrita nos moldes de uma análise descritiva de caráter científico. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The aim of this dissertation is to study the ballroom-style samba form popularly know as samba de gafieira, which is predominant in Rio de Janeiro and a reference point for contemporary ballroom dancing throughout Brazil. The present study aims to investigate ballroom samba from a contemporary perspective, using a documentary and historical approach to characterize the dance’s aesthetic, musical and cultural origins as a means of reflecting upon the tradition and the changes it has undergone from 1980 to 2005. The case study was developed using a qualitative, descriptive approach and took place at the Gafieira Estudantina Musical, which is currently one of the few functioning gafieiras left in Rio de Janeiro. In this social context, ballroom samba mixes tradition and innovation as the dancers constantly reinvent the form without ever losing its essence. The justification for this study was the scarce amount of previous research analysing ballroom samba within the context of Brazil’s social reality. The value of this research lies in the fact that is the first analysis of this dance to be written from a scientific perspective.