O fio mnemônico da palavra: o Sarau da Onça

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Gleiciele da Silva lattes
Orientador(a): França, Denise Carrascosa lattes
Banca de defesa: França, Denise Carrascosa lattes, Duarte, Rosinês de Jesus lattes, Oliveira, Sílvio Roberto dos Santos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Departamento: Instituto de Letras
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39576
Resumo: Busca-se com esta pesquisa analisar a história do Sarau da Onça e a poesia viva produzida no seu seio. O evento ocorre quinzenalmente no bairro de Sussuarana, em Salvador-Ba, promovido há oito anos por jovens moradores/as da periferia soteropolitana. O sarau faz parte de um movimento cultural e literário da periferia que vem crescendo nas grandes capitais do país. Este movimento, que vincula arte e engajamento na sua escrevivência afrografadas no corpo, firma-se como uma experiência estética compartilhada, e agencia mudanças através da poesia viva. Regido pelo aspecto de encruzilhada da cultura negra, diferentes poetas encontram-se, identificam-se e influenciam-se, espalhando a poesia para outros cantos da cidade. O Sarau da Onça contribui para o recuo do processo de apagamento epistemológico produzido pela escravização a qual a população negra foi submetida. Assim, a partir da observação e análise dos/as seus/as agentes, o processo de afetação dos/as participantes e a apresentação performática de sua poesia, realiza-se um estudo de caso sobre o evento em si, visando identificar os aspectos éticos e estéticos de sua produção literária.