Sarar-Sopapar-Aquilombar : O sarau como experiência educativa da comunidade negra em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Fontoura, Pâmela Amaro
Orientador(a): Meinerz, Carla Beatriz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/202031
Resumo: Esta investigação aborda saraus como experiências educativas. Reflete sobre saraus negros enquanto tempos-espaços de afirmação e fortalecimento racial, potentes na (re)criação de Africanidades (SILVA, 2009). Neste sentido, apresenta os encontros artísticos e culturais realizados pelo Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia, em Porto Alegre, destacando sua atuação política na visibilidade e positivação das artes e culturas negras no sul. O sarau caracteriza-se, desde sua fundação, pela organização, produção e gestão direta protagonizada por pessoas negras. Desde 2012, os encontros mensais reúnem a comunidade negra com o objetivo de fomentar a difusão e o consumo de literatura negro-brasileira (CUTI, 2010), a fim de projetar poetas, escritores e compositores. A pesquisa, no âmbito de Mestrado em Educação, defende a atuação dos saraus negros na qualidade de aquilombamento literário, impactando o projeto político-educativo de implementação e manutenção da Educação das Relações ÉtnicoRaciais (ERER) no Brasil. Esta investigação visa destacar a roda de poesia como mobilizadora política e emancipatória. Problematiza: Como o Sarau Sopapo Poético organiza, forma e transmite atitudes, posturas e valores negros diaspóricos? A partir da experiência educativa que enxergo no sarau, quais as percepções, efeitos e transformações possíveis nas trajetórias de pessoas negras com diferentes graus de participação neste ponto de encontro? A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso de revisão de literatura, análise documental e conversas com interlocutores poetas, militantes e não militantes - negras e negros gaúchos. Encontram-se entre os referenciais teóricos: Nilma Lino Gomes, Petronilha B. G. Silva, Cuti Silva, Abdias do Nascimento, Frantz Fanon, entre outros pensadores/pensadoras críticos anti-coloniais. Esta pesquisa conecta saraus negros e educação racial em polidiálogo com o previsto nas Diretrizes Curriculares (2004) através das ações do Sarau Sopapo Poético.