A canção popular brasileira como signo híbrido: uma semiótica de interpretação de Vaca profana , de Caetano Veloso
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6869 |
Resumo: | Este trabalho destina-se a investigar a canção popular em perspectiva semiótica, considerando a interação entre as componentes linguística e melódica para a obtenção do efeito significativo. Para tanto, refletimos sobre as relações entre poesia e canção em perspectiva historiográfica e também sobre questões concernentes à materialidade dos meios, como as dicotomias oralidade x escrita, performance x registro. Além disso, desenvolvemos um breve retrospecto da história da canção popular brasileira, atentando para suas relações com a base entoativa da fala cotidiana e para a relevância dos movimentos da Bossa Nova e da Tropicália no contexto da música popular brasileira contemporânea, tendo em vista, mais especificamente, a atuação do compositor brasileiro Caetano Veloso. Ao final, verificamos a validade da aplicação do modelo gráfico desenvolvido por Luiz Tatit como ferramenta para a consideração conjunta de letra e melodia, ao empreendermos uma proposta de análise para a canção Vaca profana . |