Passagens da afirmação tropicalista auto-análise do movimento da música popular brasileira por meio da compreensão em processo das canções de Caetano Veloso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Bastos, Manoel Dourado
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40061
Resumo: Caetano Veloso é uma figura chave para a compreensão da experiência musical brasileira. Nele estão sedimentadas uma série de percursos históricos da música brasileira, em total conflito com o perceptível colapso que se apresentava na esfera da política e economia, todos se organizando como sintoma e testemunha do processo social. Era do anseio de manter na ativa a dinâmica musical brasileira, sem perder o posto alcançado de modernidade e sem abrir concessões para a transformação da música em política que partia Caetano Veloso. A presente dissertação de mestrado busca descrever em seus meandros propriamente musicais as soluções de Caetano Veloso para o momento histórico da década de 1960, levando em consideração o espólio da experiência musical brasileira anterior e sua relação como mediação do processo social.