Gertrudes e Ofélia em Cinco Adaptações Cinematográficas de Hamlet, de William Shakespeare
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20037 |
Resumo: | Esta dissertação visa a explorar as adaptações cinematográficas de Hamlet de William Shakespeare, concentrando-se na caracterização das duas figuras femininas da peça, ou seja, Gertrudes e Ofélia, em cinco produções que se estendem por meio século: Hamlet (1948) de Laurence Olivier; Hamlet (1964) de Grigori Kozintsev; Hamlet (1990) de Franco Zeffirelli; Hamlet (1996) de Kenneth Branagh; e Hamlet (2000) de Michael Almereyda. Considerando que essa é uma tragédia que apresenta fortes traços de misoginia e que o cinema é um dos principais veículos de transmissão da obra do Bardo em nossa contemporaneidade, pretende-se analisar as construções fílmicas para as personagens femininas em relação ao texto-fonte, ao contexto social e histórico de produção da adaptação, e às principais características de cada adaptação. A metodologia consistirá em analisar minuciosa e criticamente as adaptações, a partir da escolha de perguntas lançadas pela peça acerca das duas personagens em foco e o modo como as adaptações respondem ou não a essas indagações. Os textos de suporte serão uma seleção da fortuna crítica da peça, artigos da crítica feminista sobre Ofélia e Gertrudes, e textos teóricos dos estudos da adaptação |