Espaços Culturais e Intelectuais na Construção da Memória da Música Popular Brasileira
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em História Social |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20440 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como intuito analisar os trabalhos do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), da Associação de Pesquisadores da Música Popular Brasileira (APMPB) e dos fascículos da Editora Abril da coleção História da Música Popular Brasileira. Mostrarei que esses espaços culturais estavam conectados e seus intelectuais circulavam entre eles, realizando trabalhos e projetos em conjunto. Esses intelectuais atuavam como mediadores culturais na construção da memória da música popular brasileira. Essa construção não aconteceu sem debates, mas o Samba dos primeiros anos da República e seus intérpretes tiveram suas memórias privilegiadas e legitimadas pelos intelectuais desses espaços. Trabalharei com a cronologia de meados dos anos de 1960, momento em que o MIS foi criado, até fins dos anos de 1980, momento em que a Funarte, a APMPB e a Editora Abril realizaram muitos projetos sobre a música e a cultura popular brasileira. |