O patrimônio cultural através da fotografia e a fotografia como patrimônio cultural: interfaces entre fotografia e patrimônio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Batista, Martha Raquel de Souza lattes
Orientador(a): Monastirsky, Leonel Brizolla lattes
Banca de defesa: Varella, Patricia Camera lattes, Guedes, Sandra Paschoal lattes, Nabozny, Almir lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação Mestrado em Gestão do Território
Departamento: Departamento de Geociências
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3044
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo identificar as interfaces que aproximam Fotografia e Patrimônio Cultural, através dos caminhos da memória e da percepção – Geografia Cultural: a fotografia (arte e técnica) como meio de registro e disseminação do patrimônio cultural e a fotografia enquanto objeto da memória social e individual. A pesquisa corresponde primeiramente a uma discussão teórica, onde são apresentadas reflexões sobre o uso social da fotografia ao longo do tempo e as relações possíveis com a memória, paisagem urbana e patrimônio cultural a partir da abordagem fenomenológica. Para tanto foram entrevistados atores sociais que vivenciam e registram fotograficamente as paisagens urbanas, buscando apreender a partir de suas percepções como a fotografia se constitui um objeto especial de memória. Apresentam-se as interfaces identificadas: as visualidades do patrimônio promovidas pela fotografia, fotografia como documento-expressão e monumento, fotografia como lugar de memória e a sinestesia da fotografia e o patrimônio cultural. Também são apresentados questionários com fotógrafos e com a população, com dados que reforçam a preposição da fotografia como um objeto cultural simbólico do imaginário e memória social, de reconhecimento e valorização individual. Por fim, discutiu-se conceitos como: fotografia, paisagem, memória e patrimônio, e buscando com as reflexões propostas compreender e colaborar com a discussão e legitimação da fotografia como patrimônio cultural social/individual.