Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
Souza, Willian Eduardo Righini de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19122011-222511/
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Resumo: |
Pretende-se analisar a formação e apropriação de patrimônios culturais na cidade de Santa Rosa de Viterbo SP por meio dos discursos e ações de seus moradores. Observa-se que no Brasil as políticas patrimoniais privilegiaram a escala nacional e os critérios de técnicos e especialistas para definir o que é um patrimônio cultural. Desta forma, questionamos essa abordagem para desenvolver uma reflexão sobre o patrimônio local através dos seus usos pela sociedade. Propomos um modelo de intervenção que destaca as percepções e representações dos habitantes da cidade para definir os bens que são valorizados como símbolos de identidade e memória. A partir da história oral e trabalhos sobre mediação cultural, definimos métodos, como a realização de entrevistas e o retorno do material produzido, para promover uma relação com um grupo de moradores, registrando suas opiniões sobre o município e os bens que eles identificam como culturalmente relevantes. Com as transcrições das entrevistas e revisão bibliográfica, discutimos a história do município, privilegiando seus aspectos culturais e econômicos, e, por meio de quatro exemplos, que foram; a Banda Sinfônica de Santa Rosa, a Semana Universitária Santa-rosense, a Fazenda Amália e a Folia de Reis, analisamos os valores atribuídos a esses bens que nos permite classificá-los como patrimoniais. Como resultado, revisamos a ideia de divisão dos patrimônios em materiais e imateriais por compreendermos que todo bem cultural possui ambos os atributos. |