Editoria, fotografia e patrimônio: Marcel Gautherot na Revista do Patrimônio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Correia Brandão, Natália lattes
Orientador(a): Cunha, Marcio Cotrim lattes
Banca de defesa: Cunha, Marcio Cotrim lattes, Costa, Eduardo Augusto lattes, Mortimer, Junia Cambraia lattes, Pessôa, José Simões de Belmont lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) 
Departamento: Faculdade de Arquitetura
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36558
Resumo: Essa dissertação investiga – guiada pelas fotografias do francês Marcel Gautherot agenciadas ao longo dos primeiros 40 volumes da Revista do Patrimônio, publicada pelo IPHAN – o uso da imagem fotográfica como instrumento de construção, renovação e instauração de visualidades para o patrimônio cultural brasileiro. Em especial, três edições funcionam como disparadoras da reflexão: n.19 (1984), n.26 (1997) e n.27 (1998). Ao enfrentá-las, fez-se necessário o uso de termos como procedimentos de análise, como seleção, exclusão, repetição e projeto gráfico, além dos próprios conceitos presentes no título: editoria, fotografia e patrimônio. Com o auxílio deles, foi possível orbitar em torno das motivações institucionais e editoriais que montaram uma plataforma visual comum para nossa herança nacional, passando pelas condições de produção editorial e pelo desenvolvimento dos campos da fotografia e do patrimônio no Brasil. Para além do que as revistas apresentam enquanto objeto finalizado, busca-se entender os bastidores – por meio de documentos e de fontes orais – dado que o que precede o produto-revista é o que efetivamente resulta em visualidades oficiais, sua recepção e instauração. A interseção entre os campos editorial, fotográfico e patrimonial, portanto, é o local metafórico onde esse novo objeto, essa re-montagem em forma de dissertação, se desenvolve.