[pt] DOIS PAVILHÕES EM EXPOSIÇÕES INTERNACIONAIS DO SÉCULO XX: IDEIAS DE UMA ARQUITETURA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: MARCIA FURRIEL RAMOS GALVEZ
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21750&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21750&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21750
Resumo: [pt] Dentro de determinado evento histórico, as Exposições Internacionais, foram selecionados para estudo dois projetos de pavilhão brasileiro, para a Exposição da Filadélfia em 1926 e a Exposição de Nova Iorque, em 1939, ambas nos Estados Unidos, de autoria do arquiteto Lucio Costa. Da análise do contexto cultural, da conformação do concurso público e por fim da composição do projeto, pretende-se conectar o tema da representação nacional - específica do programa de pavilhão - ao estudo do desenvolvimento do discurso da arquitetura brasileira em dois momentos distintos de sua história no século XX: o período neocolonial e o moderno. Sendo projetos de um mesmo arquiteto, que consolidou-se como um dos maiores representantes da profissão no Brasil, o estudo é feito de maneira a compreender a formação tanto de sua prática projetual, contemplando a apropriação das formas tradicionais de um passado colonial, como também do seu discurso teórico, discutindo arte e técnica no pensamento contemporâneo.