[pt] FACES DO POETA POP: O CASO MANOEL DE BARROS NA POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16272&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16272&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16272 |
Resumo: | [pt] A sociedade contemporânea se afirma sobre o mercado, a efemeridade e o espetáculo. Ao mesmo tempo, e em consonância com tal estado de coisas, a realidade virtual se impõe como novo universo na configuração da experiência, de forma que a literatura – sobretudo, a poesia – acaba perdendo espaço, apesar de políticas e ideologias voltadas para a valorização da leitura. Nesse contexto, a obra de Manoel de Barros aparece como dissonância. Trata-se do único poeta brasileiro vivo que constitui best seller, encontrando um nível de aceitação e identificação por parte dos leitores digno de análise. Como um poeta de dicção moderna pode representar um fenômeno de vendas? De que maneira e em que medida a figura de Barros circula e é construída pelo público? Sobretudo, o que isso significa na relação literatura/sociedade? Tais indagações motivam a análise da figura e da obra de Manoel de Barros, que pode apresentar hipóteses de resistência da linguagem poética na sociedade do espetáculo. |