[en] PROFESSIONALS OF THE CHURCH: A FOREST OF DELUSION
Ano de defesa: | 2004 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5313&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5313&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5313 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação elege Gil Vicente, poeta quinhentista, como objeto de investigação, visando a destacar essencialmente as discrepâncias e os desvios clericais, numa época em que a Igreja perde sua principal posição de sustentáculo da verdade. A crítica à Igreja é compartilhada por vários autores, divergindo em aspectos essenciais, já que uns - entre os quais Gil Vicente - almejam a reforma dentro da própria Igreja e outros, como Erasmo de Rotterdam, anseiam pela reforma completa de seus fundamentos. A realidade é privilegiada na criação vicentina, embora ele não se preocupe com sua estrita representação. Seu teatro satírico, apesar de ter evidentes contatos com a história, é principalmente marcado por seu posicionamento ideológico e moral, centrado em valores cristãos medievais. Nele critica a degradação destes, e apresenta as qualificações necessárias para a entrada num mundo de glória - mundo primeiro. |