Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Paschoal, Mayara Ranieri |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-27082024-115843/
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Resumo: |
A presente pesquisa propõe-se a analisar os poemas Porquê, O Homem morreu na terra do algodão, Patrão, Lição, Se me quiseres conhecer, Poema da infância distante, Canção Fraterna, Sangue Negro, Poesia não venhas, Nossa voz, Godido, Bayete, Poema a Jorge Amado, A Billie Holiday cantora, Deixa passar o meu povo e os poemas agrupados no Livro de João reunidos no livro Sangue Negro (2016) de Noémia de Sousa. A escolha desses poemas como corpus relacionou-se ao objetivo desta pesquisa, visto que se pretendeu perceber as marcas das imbricações entre literatura e história presentes em parte da obra da poetisa Noémia de Sousa. A partir da seleção estabelecida, interessou-nos, principalmente, analisar em que medida sua produção poética revela-se substancialmente imbricada com sua militância política, contestando e confrontando o sistema colonialista português. A partir disso, foi realizada a delimitação dos poemas em três elos temáticos principais, sendo estes os aspectos históricos, biográficos e literários. Nesta dissertação, utilizamos como linha teórico-metodológica uma análise materialista histórico-dialética, pensando no modo como a materialidade histórica e social da vida dos moçambicanos no contexto em questão, e da própria autora, emergem nos poemas. |