"Sangue negro - Máscaras brancas": a negritude moçambicana em Noémia de Sousa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Alves Barbosa de
Orientador(a): Marcolino, Francisco Fábio Vieira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25931
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo a obra Sangue Negro (2016), da poeta Noémia de Sousa (1926-2002), considerada a “mãe dos poetas moçambicanos”. Esta pesquisa objetivou realizar uma leitura dos poemas de Noémia de Sousa em diálogo com aspectos da negritude. O corpus utilizado incorpora os seguintes poemas recolhidos em Sangue Negro (2016): Negra, Poema e A Billie Holiday, cantora. No trabalho inicial da pesquisa, foi analisado o texto poético em si, explorando seus elementos estruturais. Em uma segunda etapa, foram tratadas algumas questões fundamentais para o embasamento das interpretações do poema, sendo elas: a pós-modernidade e a negritude, a fim de se perceber as relações dialógicas entre as teorias e os poemas selecionados. Por questões teórico-metodológicas a presente pesquisa é de base qualitativointerpretativa. Com referência à natureza das fontes utilizadas, a pesquisa é bibliográfica. Levando em conta o objetivo da pesquisa, o método selecionado é o da revisão bibliográfica, com seleção e análise de material bibliográfico. O presente trabalho científico pertence à área de Estudos em Literatura Comparada, especificamente relacionada com as Poéticas da Modernidade e da PósModernidade. Nessa linha de pesquisa, respaldamos nossa análise nos seguintes teóricos: Bhabha (1998), Césaire (2010), Fanon (2008), Hall (2005), Munanga (2009), Spivak (2010). Ao término da análise dos poemas selecionados, observou-se que os poemas de Noémia de Sousa, através de dicção coloquial e musical, refletem e problematizam duas grandes exclusões sociais: racial e cultural.