Subjetividade e combatividade na poética de Noémia de Sousa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Juliana Kohari da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-14022023-134930/
Resumo: O presente trabalho busca analisar e interpretar um corpus de poemas da escritora moçambicana Noémia de Sousa, integrantes da sessão \"Biografia\" do livro Sangue Negro (2016), sendo eles, \"Se me quiseres conhecer\"; \"Poema da infância distante\"; \"Shimani\"; \"Deixa passar o meu povo\"; \"Poema para um amor futuro\"; \"Poema\"; \"Se este poema fosse...\" e \"Instantâneo\". Essa análise é feita a partir da investigação dos dispositivos estéticos dos poemas e de seu entrelaçamento com o contexto histórico-social moçambicano no período de colonialismo português. Para isso, mobiliza-se a perspectiva comparada, estabelecendo um diálogo entre o campo literário e outras áreas do conhecimento. Aliando a dimensão estética a uma ética, observamos como os textos poéticos de Noémia de Sousa assumem uma função combativa ao tensionar os discursos coloniais ao mesmo em que oferecem ensejo para se pensar uma subjetividade política relacionada aos diferentes sujeitos evocados nos poemas.