Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Santos, Gabriele de Novaes |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11082023-191625/
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Resumo: |
Esta pesquisa de mestrado apresenta considerações acerca da produção poética e jornalística da moçambicana Noémia de Sousa desde uma perspectiva histórica e uma abordagem biográfica, ancorada na articulação entre seus escritos, conexões intelectuais e atuação enquanto agente histórico em interação e interlocução com diferentes contextos e atores. Discute-se de quais formas os versos de Sousa puderam difundir sua perspectiva sobre a causa negra e anticolonial no ambiente de Lourenço Marques e como isto se relacionava com sua intervenção jornalística no jornal O Brado Africano, no qual coordenou a Página para a Mulher. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a análise de fontes documentais de obras literárias, da imprensa e de entrevistas. A partir da compreensão da documentação foi possível perceber a atuação de Sousa na Associação Africana e no jornal O Brado Africano, identificando-se debates e conflitos ligados ao engajamento social de homens e mulheres e suas estratégias de resistência atreladas à circulação de ideias entre intelectuais africanos e da diáspora. Fica ainda evidente que a inovação temática da poesia de Sousa, em sintonia com seu posicionamento fortemente anticolonial em textos jornalísticos, refletiu uma vivência preocupada com os sujeitos marginalizados que faziam parte do seu quotidiano à luz da sua formação intelectual. As vozes que incorporou foram sintetizadas de modo a formar uma identidade negra plural, sem descurar dos elementos da modernidade para amplificar um discurso de emancipação negra, feminina e colonial. |