Processos de criação no arranjo vocal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Oliveira, Carolina Andrade
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-10012023-102849/
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar e relatar processos de criação de arranjos vocais a partir da metodologia da pesquisa qualitativa com: análise comparativa da bibliografia especializada; observação participativa; relatos de experiência; e detalhamento dos processos de criação de quatro arranjos que integram esta pesquisa. No Capítulo I, discorremos sobre o conceito de arranjo vocal, abordando também os termos transcrição e adaptação de arranjos e discutindo ainda algumas práticas de escrita em arranjos vocais. No Capítulo II, trazemos uma análise comparativa de uma bibliografia selecionada de livros, métodos, trabalhos acadêmicos e propostas de ensino de arranjos vocais, são eles: Ades (1983 [1966]); Guest (1996, Vol. 1, 2 e 3); Almada (2000); Mansilla (2019); Zilahi (2020); Menezes Júnior (2002, 2016); Pereira (2006); Soboll (2007); Borhagian Machado (2018); e Espada (2017). No Capítulo III, apresentamos experiências práticas realizadas ao longo da pesquisa, entre elas: cursos; disciplinas; congressos; e palestras. São relatos dentro da perspectiva da observação participante, da pesquisa qualitativa, que se propõe a descrever e interpretar as experiências vividas. No Capítulo IV, descrevemos os processos de criação dos arranjos (e uma adaptação) elaborados no decorrer da pesquisa, produtos das experiências práticas realizadas atreladas ao estudo da bibliografia selecionada. Foram arranjadas as canções: Fala, de João Ricardo e Luhli; What a wonderful world, de George David Weiss e Bob Thiele; De papo pro á, de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano; e Quem vem pra beira do mar, de Dorival Caymmi. Estes arranjos foram apresentados durante o período da pesquisa pelos coros: Coral Escola Comunicantus; Madrigal LivrEncanto; Coral da Terceira Idade da USP; e o último, também pelo Coral Escola Comunicantus, em formato de vídeo no contexto do coro virtual. Os resultados da pesquisa são tratados em três diferentes capítulos: no II, que é focado na produção bibliográfica; no III, com foco na participação em cursos, palestras etc.; e no IV, que apresenta produção própria de arranjos em diálogo com os capítulos anteriores.