Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Santos, Silvia Regina Carvalho da Conceição [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/236873
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Resumo: |
Este trabalho apresenta resultados da pesquisa “A relação entre técnica vocal e repertório no contexto da atividade coral amadora: um estudo bibliográfico”. Tendo como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, através do método dialético, propõe mapear na literatura especializada as ideias referentes à relação entre técnica vocal e repertório na atividade coral amadora e refletir criticamente a respeito dessas ideias. Essa relação é entendida como objeto de estudo do campo da prática interpretativa, e o referencial teórico para análise e interpretação dos dados está baseado nas ideias de Frank Kuehn relativas à reconceituação dos termos “interpretação” e “performance”. Os objetivos específicos são: levantar na literatura consultada em que consiste a técnica vocal e qual a relevância dela na atividade coral, bem como averiguar nessa literatura o repertório para o canto coral. O outro objetivo específico é relatar a preparação de uma obra coral e relacioná-la com os resultados desta pesquisa. Para auxiliar na coleta de dados foi elaborado um roteiro de leitura que contemplou 30 textos. Os resultados indicam uma relação interdependente entre a técnica vocal e o repertório coral e destacam a relevância dessa interação: a necessidade de um maior vínculo entre técnica vocal e repertório; as características estilísticas de cada repertório e a especificidade da emissão vocal requerida; o manuseio do trato vocal na construção da sonoridade; exercícios vocais retirados e criados a partir do repertório; o planejamento do trabalho vocal e a transferência do aprendizado entre as obras trabalhadas. |