Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Isotani, Mina |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-08042016-130910/
|
Resumo: |
O presente trabalho tem por objetivo fazer um panorama da Representação da figura feminina em quatro obras literárias, que abrangem desde o período Moderno até a atualidade do Japão: As irmãs Makioka, de Junichirô Tanizaki, Minha querida Sputnik, de Haruki Murakami, Kitchen, de Banana Yoshimoto e A mulher na outra margem, de Mitsuyo Kakuta. A construção das personagens e o contexto no qual estão inseridas são escopo para refletirmos sobre as imposições governamentais a que foram expostas e como essas determinações influenciaram a maneira como as mulheres japonesas eram vistas socialmente. Assim sendo, analisaremos de que forma elas reagiram ao determinismo de suas funções como indivíduos da Nação Japonesa e como esses autores trabalharam as problemáticas vividas pelas mulheres, bem como a visão crítica para que essas japonesas fossem mais independentes e autoconscientes para construir sua própria identidade. Para entendermos os processos, tanto da construção identitária como o ¨ideal de feminilidade¨ no Japão, nos basearemos em teorias ocidentais como as reflexões sobre identidade de Stuart Hall e Hommi K. Bhabha, o questionamento quanto às instituições de poder de Michael Foucault, entre outros. Ao utilizarmos diferentes proposições, pretendemos desmitificar a representação estereotipada da mulher japonesa e desconstruí-la para apresentar o processo de ressignificação de sua imagem no Japão. |