Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Vieira, Maria Luisa |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-20072023-190157/
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Resumo: |
vvEsta pesquisa teve como objetivo analisar as diferenças e a relevância das representações de três práticas rituais comumente presentes em nossas fontes: o oferecer, o sacrificar e o vestir. Para isso, analisamos duas fontes: a primeira, de matriz do pensamento cristão, Historia General de las cosas de Nueva España, elaborada pelo frei Bernardino Sahagún, e seus ajudantes indígenas. A segunda fonte, de matriz do pensamento nahua e escrita pictoglífica, intitulada Códice Borbônico. Realizamos, primeiramente, um inventário das práticas rituais mais recorrentes da região do altiplano central mexicano a partir do registro presente na Historia General de las cosas de Nueva España. Em seguida, verificamos a presença das práticas e personagens inventariados no Códice Borbônico para, então, avaliar a relevância das práticas descritas nas referidas fontes, de matrizes de pensamento distintas. Ao final, concluímos que, embora as duas obras tratem de temas similares, nota-se nas práticas presentas nas festas do xiuhpohualli uma relevância distinta em sua representação, que tem relação com a natureza da fonte: na de matriz cristã, a representação do sacrificar e do oferecer era mais relevante do que as outras práticas presentes nas festas. Já em nossa fonte de matriz nahua, a relevância da representação recai sobre as práticas do oferecer e do vestir. |