Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Milan, Caio Conti |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12042023-122553/
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Resumo: |
Este trabalho tem como objetivo investigar as questões interpretativas do baterista Toninho Pinheiro em sua atuação no primeiro álbum do grupo Som/3, lançado em 1966. Apresentamos uma biografia com as origens e carreira do músico, com destaque ao período em que esteve como integrante do grupo Som/3. Revelamos as matrizes estilísticas do samba na bateria, utilizadas por Pinheiro, tendo como base teórica a tese de Leandro Barsalini e os modos de execução da bateria no samba. Revelamos também o balanço do baterista, com uma análise microestrutural, apoiado pela Teoria das Músicas Audiotáteis desenvolvida inicialmente pelo musicólogo italiano Vincenzo Caporaletti. Assim, esperamos contribuir para o entendimento sobre as questões interpretativas de um dos pilares da bateria brasileira. |