Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Homem, Márcio Modesto |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-05032021-112842/
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Resumo: |
Este trabalho tem como objetivo investigar os processos que envolvem a produção e as performances contidas no histórico LP Depoimento do Poeta, o primeiro do compositor Nelson Cavaquinho, lançado em 1970. Abordamos, com o auxílio de pesquisa em periódicos, as trajetórias de Nelson Cavaquinho e Altamiro Carrilho anteriores à gravação do LP, bem como discutimos o forte caráter documental do disco, evidenciando o entorno sociocultural e os diversos mediadores envolvidos em sua concepção e produção. Apresentamos a terminologia e os conceitos provenientes da Teoria das Músicas Audiotáteis (TMA), conforme proposto originalmente pelo musicólogo italiano Vincenzo Caporaletti, dentre os quais destacamos o conceito de extemporização, uma alternativa a certos momentos de liberdade interpretativa não adequadamente representados pela noção comum de improvisação. Relevamos a atuação do flautista e diretor musical do disco Altamiro Carrilho a partir das recorrências interpretativas fundamentadas em processos de extemporização, manifestos tanto na criação de introduções e codas para os sambas, desenvolvimento de solos e inserção frequente de ornamentação. Este eixo contempla também as estruturas formais dos sambas de Nelson Cavaquinho. Desta forma, espera-se contribuir com a pesquisa em música popular a partir de uma perspectiva de análise integrada de procedimentos interpretativos, biográficos, antropológicos, cognitivos-táteis e teórico argumentativos, dispostos em torno do LP Depoimento do Poeta e de seus artistas. |