Encontros meridionais, histórias transnacionais: quando a voz feminina (re)nasce pela poesia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Correa, Claudia Maria Fernandes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-08102014-164235/
Resumo: Este trabalho analisa as questões relacionadas às mulheres e aos afrodescendentes em Cabo Verde, no Brasil e em Trinidad e Tobago, tomando como base as obras Preces e Súplicas ou Os Cânticos da Desesperança (2005), da escritora cabo-verdiana Vera Duarte, Poemas da Recordação e Outros Movimentos (2008), da autora brasileira Conceição Evaristo e, por fim, She Tries Her Tongue, Her Silence Softly Breaks (1989), da escritora afro-caribenho-canadense Marlene NourbeSe Philip, verificando como suas poéticas são refrações dos contextos sociais, políticos, econômicos, educacionais e culturais de seus países. Para a realização deste estudo, utilizamos a teoria de Jacques Rancière (2013; 2005; 2003; 1996), a qual afirma que a política está na base da estética e na distribuição desigual de parcelas; e a visão do teórico Homi K. Bhabha (2005), a respeito da subjetivação e estereotipia, com o objetivo dominação. Além disso, instaurouse um questionamento sobre a violência baseada no gênero, o racismo e a violência linguística, temas abordados pelas autoras com o intuito de apresentar ao mundo a situação, notadamente, das mulheres negras em seus contextos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa tece realidades conflitantes, aproximando-se da busca por uma voz feminina que dá espaço àqueles que não são ouvidos e estão inseridos em sociedades excludentes